Blog


Como voltar ao treino pós-covid?

Pessoas que praticavam exercícios antes de contrair a covid-19 estão se deparando com novos desafios ao retornar aos treinos. Isso porque a infecção causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2) pode deixar sequelas que prejudicam a prática de atividade física, como cansaço, fraqueza muscular, confusão mental, dificuldades para dormir. Há ainda risco de ter um problema sério devido a danos no coração e pulmão.

Segundo o doutor em ciências da saúde Paulo Gentil, um dos autores do estudo, professor na UFG (Universidade Federal de Goiás), a prática de exercícios pode ajudar a acelerar a recuperação do organismo pois estimula a imunovigilância, aumentando a quantidade de células de defesa do sistema imune e as tornando mais eficientes no combate a doenças. Fora o efeito anti-inflamatório crônico do próprio treino, importante para combater a inflamação sistêmica causada pela covid-19.

 

Antes de colocar a roupa de ginástica, quem teve covid-19 deve fazer um check-up para avaliar a saúde. Isso vale até mesmo se você só apresentou sintomas leves ou não ficou com sequelas. Com a avaliação e liberação médica em mãos, o profissional de educação física terá condições de elaborar treinos que ajudem a melhorar a qualidade de vida e não colocarão a saúde paciente em riscos.

Entre em contato pelo WhatsApp   www.bit.ly/contatoclinipop  e agende a sua consulta com o nosso cardiologista.