Blog


Dor de cabeça pode ser “vista cansada”.

A “vista cansada” ou presbiopia pode estar associada a uma série de sintomas que prejudicam sua qualidade de vida. Em sua grande maioria, elas ocorrem no seu dia-a-dia sem que perceba. Sabe quando você “força a vista” para ler e enxergar objetos de perto ou afasta algo que está lendo para visualizar com nitidez? E quando você sente aquela dor de cabeça após um dia intenso em frente ao computador? Então, esses são alguns dos sinais de desenvolvimento da presbiopia.

O que é presbiopia ou “vista cansada”?

A presbiopia ou “vista cansada” é um problema que surge naturalmente em decorrência do envelhecimento do cristalino, nossa lente natural do olho, principalmente em pacientes acima dos 40 anos!  Ou seja, o olho começa a apresentar uma diminuição na capacidade de focar em objetos próximos.

Um paciente sem problemas de visão tem a formação da imagem na retina. Já nos olhos com presbiopia, a imagem tende a formar-se atrás da retina, ficando desfocada.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da “vista cansada”, em sua grande maioria, envolvem a visão embaçada para perto, fadiga ocular (sensação de vista cansada), dores de cabeça, olhos vermelhos, mudança na acuidade visual e desconforto.

É comum pacientes se queixarem também de sentir dificuldade em enxergar com pouca luz (baixa luminosidade).

Qual o tratamento?

O tratamento para presbiopia consiste em corrigir o erro refrativo. Entre as opções, estão o uso de óculos, lentes de contato ou a cirurgia Facorrefrativa, cirurgia que consiste em trocar o cristalino por uma lente multifocal.

No entanto, para correção correta da complicação, é preciso entender detalhadamente a causa da presbiopia. Pode estar relacionada desde algum tipo de complicação ocular grave até fadiga excessiva do sistema ocular causada pelo uso de eletrônicos.

Sendo assim, em busca da melhor alternativa para cuidar da saúde dos seus olhos, ao surgirem os sintomas, busque imediatamente o seu oftalmologista!
Entre em contato pelo WhatsApp   www.bit.ly/contatoclinipop  e agende a sua consulta.