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Os alimentos e suas cores: quais os benefícios?

Você sabia que é possível identificar os principais benefícios de um ingrediente apenas por sua cor? Sim, os alimentos e suas cores podem dizer muito sobre a nossa alimentação!

Amarelo e laranja

Alimentos de cor amarela são uma grande fonte de vitamina C, fortalecendo a imunidade e prevenindo gripes e resfriados. Sua ação antioxidante pode ajudar até na produção de colágeno, que reduz o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Já os alaranjados são ricos em betacaroteno, que no nosso organismo se transforma em vitamina A. São ótimos especialmente para a visão, pele, cabelo e unhas.

 

Exemplos:

  • Abóbora
  • Cenoura
  • Laranja
  • Manga
  • Maracujá
  • Milho
  • Pêssego
  • Pimentão amarelo

Vermelho

Além de possuírem uma quantidade significativa de vitamina C, os alimentos na cor vermelha também ajudam na manutenção da saúde do coração e na redução das taxas de “mau colesterol” no sangue.

Se conciliados com outras frutas e verduras ricas em fibras, facilitam o funcionamento do intestino e dão aquela dose de energia necessária para realizar as tarefas do dia a dia.

Exemplos:

  • Goiaba
  • Melancia
  • Morango
  • Pimentão vermelho
  • Pimentas vermelhas
  • Tomate

Roxo

Os frutos e vegetais roxos retardam o envelhecimento das células, prevenindo diversas doenças, como glaucoma, catarata e até alzheimer. Sua tonalidade vem da antocianina, um poderoso antioxidante.

A longo prazo, uma dieta que inclui alimentos de cor roxa, principalmente aqueles com tonalidade mais forte, é benéfica até mesmo para o fortalecimento da memória e das competências motoras.

Exemplos:

  • Açaí
  • Ameixa
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Jabuticaba
  • Repolho roxo
  • Uva

Verde

As fibras são um dos principais benefícios de colocar mais verde no prato. Elas reduzem a absorção de açúcares e gorduras no organismo, regulam o apetite e combatem a prisão de ventre.

Alimentos verdes são ainda compostos pela clorofila e pela luteína, excelentes ativos para desintoxicar o corpo e renovar as células. Não é à toa que as receitas detox fazem tanto sucesso!

 

Exemplos:

  • Abacate
  • Abobrinha
  • Alface
  • Brócolis
  • Chuchu
  • Couve
  • Espinafre
  • Limão
  • Repolho

Marrom

São muitos os benefícios dos cereais, leguminosas e oleaginosas marrons. Além de uma das maiores fontes de zinco, que atua principalmente na defesa do organismo, esses ingredientes são repletos de vitaminas, minerais e “gorduras boas”.

Também são conhecidos por prolongar a sensação de saciedade, regular o intestino e espantar a fadiga.

Exemplos:

  • Arroz integral
  • Aveia
  • Castanha-do-Pará
  • Feijão
  • Linhaça
  • Quinoa
  • Soja

Branco

A vantagem principal dos alimentos brancos é a concentração de cálcio e fósforo, compostos importantes para o fortalecimento (e manutenção) dos ossos, dentes e outras musculaturas do corpo.

Mas não para por aí! Por contar com carboidratos e vitaminas do complexo B, eles favorecem o organismo como um todo e apresentam até mesmo funções antialérgicas.

Exemplos:

  • Alho
  • Arroz
  • Banana
  • Cebola
  • Couve-flor
  • Leite
  • Palmito
  • Rabanete

Um prato colorido é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios. Mais cor representa mais saúde!