Blog


Qual é a importância do autocuidado para a saúde mental?

O autocuidado e a saúde mental andam de mãos dadas. Sem um, o outro não pode existir. Quando um dos dois está em um estado precário, interfere diretamente no outro. Por exemplo, uma pessoa depressiva não tem vontade de cuidar de si mesma. A ausência de cuidados consigo mesmo também pode deteriorar a saúde mental e causar depressão e ansiedade. Isso acontece porque você não está se valorizando do modo como deveria, então é mais fácil adotar hábitos patológicos. Com o tempo, eles aumentam o seu mal-estar até que uma enfermidade psicológica surja.

Quando você compreende a importância do autocuidado, automaticamente passa a prestar atenção na sua saúde mental e a cuidar dela.

O que é autocuidado?

O autocuidado é a prática individual de cuidados consigo mesmo, envolvendo as várias esferas que compõem a existência humana. Saúde, família, vida profissional, vida amorosa, espiritualidade e vida social são algumas delas.

Ele é feito por meio de um conjunto de atitudes que trabalham o corpo e a mente em conjunto. O objetivo desta prática é preservar a saúde mental e, automaticamente, melhorar a vivência diária.

Modifique os seus hábitos, incorporando uma mentalidade de autocuidado em tudo o que você faz, pensa ou diz.

 1.    Autocuidado emocional

O autocuidado emocional é composto por uma série de ações que visam os cuidados com o humor e as emoções. Esses elementos são indicativos importantes de como anda a sua saúde mental. O excesso de emoções e humores negativos costuma ser um sinal de problema psicológico ou insatisfação com a vida.

Para isso: durma bem, acorde e levante da cama cedo, perdoe os seus erros e as falhas dos outros, desestresse, aja com coragem, cultive pensamentos positivos, ajude instituições de caridade e pessoas em situação de vulnerabilidade, seja cordial e agradável todos os dias.

2.    Autocuidado psicológico

O autocuidado psicológico é semelhante ao emocional, mas ainda possui distinções claras que o caracterizam como um elemento singular. Ele diz respeito ao seu grau de autoaceitação, inteligência emocional, satisfação de vida e crescimento pessoal, bem como a existência de um propósito de vida.

3.    Autocuidado físico

O autocuidado físico está relacionado à nossa saúde e disposição para executar tarefas no dia a dia. Uma mente alerta em um corpo cansado é incapaz de conquistar muita coisa, não é mesmo? A saúde da mente e do corpo estão interligadas, embora não pareça ser assim. Para que um esteja bem, o outro também precisa de atenção e cuidado.